Um rosto desidratado é fácil de ser identificado: é opaco, sem viço e com descamações. O problema pode ser visto em todos os tipos de pele, e não só nas secas, ao contrário do que muita gente imagina. A causa está no desequilíbrio entre água e óleo e é por isso que quem sofre com oleosidade também pode apresentar desidratação.
Para solucionar, as melhores opções são as fórmulas ricas em ativos potentes, como ácido hialurônico, antigo conhecido e ainda bem eficiente, além de extratos de colágeno hidrolisado e de baobá. Mas não é só a eficácia do produto que chama a atenção do consumidor. O sensorial é um dos fatores de relevância na hora da compra. A sensação agradável, o aroma e os formatos inesperados e refrescantes fazem toda a diferença. Entre as novidades nesse campo, destacam-se as texturas aeradas (espumas, mousses, suflês) e fórmulas que imitam sorbet.
COMIDA NO ROSTO
Em tempos de cuidados com o que se coloca no prato, há também uma precaução crescente em relação aos cosméticos. Algas, óleos vegetais e até couve e brocólis compõem as novidades em hidratação facial. Há, ainda, uma nova vertente com probióticos, conhecidos por conterem bactérias que equilibram a flora intestinal. Produtos desse tipo, recheados com lactobacilos e bifidobacterium, ajudam a hidratar as peles extrassecas. Para testar: Hidratante Antioxidante de Semente de Salsa, Aesop, R$ 319.
Uma das tendências mais incensadas para 2017 são os produtos que mudam de textura durante o uso. Nessa categoria, há cremes que se transformam em mousse, balms sólidos em óleo com toque seco e fórmulas em gel que ficam mais aquosas (uma espécie de geleia). “Não basta a eficiência do produto em si. Hoje as pessoas também levam em conta toda a experiência do ritual. Espere por fragrâncias agradáveis, texturas ricas, embalagens interativas”, diz Marina Kobayashi, gerente do Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ITEHPEC). Para testar: Sérum Sólido Full of Grace, Lush, R$ 71. 8-Flower Nectar Oil Cream, Darphin*
BAILE DE MÁSCARAS
As máscaras, produtos que fizeram sucesso em 2016, chegam em versões cada vez mais elaboradas. Prova disso é a febre das “sheet masks”, que são descartáveis e feitas com um material maleável umedecido. Há opções com fórmulas para diferentes necessidades – as de hidratação geralmente contêm ácido hialurônico e extratos vegetais, como as lançadas pelas marcas Dermage e Missha. A coreana Tonymoly ficou conhecida também por criar versões divertidas, em forma de bicho (gatinho, urso, porco) e até um modelo “panda” específico para a área dos olhos. Collagen Mask, Dermage, R$ 10. White Cure, Missha*
G1