Um cachorro da raça golden retriever morreu após ter sido enviado pela companhia aérea Gol para um destino diferente do que o tutor dele iria, na segunda-feira, 22. Joca, de 5 anos, deveria ter viajado de São Paulo para Sinop (MT), mas foi enviado para Fortaleza (CE).
O tutor de Joca, João Fantazzini, foi notificado sobre o ocorrido e voltou para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para reencontrar o cão, que foi transportado de volta para a capital paulista, mas encontrou o animal sem vida.
“Meu cachorro saiu para ir para Sinop, e um irresponsável colocou ele em um avião para Fortaleza, e, não contente, mandaram de volta, sem nenhuma avaliação de veterinária, e o cachorro está aqui morto. Morto.
Gollog, fujam daqui, não tragam nada, nem uma barata para ir com eles. Eles assassinaram um golden de 4 anos”, disse a mãe de João em vídeo que viralizou nas redes sociais.
João também usou as redes para expressar a sua indignação com a morte de Joca. “Meus amigos, repostem isso, me ajudem a disseminar isso! O meu amor foi assasinado, minha melhor escolha, amor da minha vida. Você foi muito novo”, iniciou ele.
“Eu me lembro do dia que eu te peguei e a nossa conexão foi momentânea! Meu filho, me perdoa por ter sido egoísta de querer você ao meu lado! Você é o amor da minha vida para sempre! Minha saudade vai ser diária! Saudades de dar a sua maçã toda manhã, levar você p piscina e de cuidar de você diariamente! Obrigado por tudo meu companheiro”, finalizou.
Em nota, a Gol reconhece que o “cão deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo G3 1480 do dia 22/04/2024, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR)” e destaca que o cachorro recebeu cuidados antes do embarque para São Paulo.
“A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o cão e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo G3 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do animal sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do cão”, diz o comunicado enviado ao Terra.
A empresa também informou que suspendeu por 30 dias a venda do serviço de transporte de cães e gatos pela GOLLOG Animais e pelo produto Dog&Cat + Espaço, para viagens realizadas no porão da aeronave.
Leia a íntegra da nota
A GOL se solidariza com o sofrimento do tutor do Joca e de sua família. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente pela perda do seu animal de estimação. O cão deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo G3 1480 do dia 22/04/2024, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o seu animal de estimação.
A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o cão e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo G3 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do animal sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do cão.
A Companhia está oferecendo desde o primeiro momento todo o suporte necessário ao tutor e sua família. A apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com total prioridade pelo nosso time.
Suspensão e restrição de serviços
Para se dedicar totalmente a concluir o processo de investigação deste evento, a GOL suspendeu por 30 dias (a partir desta quarta-feira, 24/04 até 23/05) a venda do serviço de transporte de cães e gatos pela GOLLOG Animais e pelo produto Dog&Cat + Espaço, para viagens realizadas no porão da aeronave. O serviço Dog&Cat Cabine, para Clientes que levam seus pets na cabine do avião, não sofrerá nenhuma alteração.
Para os Clientes que contrataram o transporte do seu pet entre 24/04/24 a 23/05/24 por meio dos serviços que estão com restrição, poderão optar por restituição total do valor, inclusive do valor da sua passagem (no caso de Dog&Cat + Espaço), ou por postergar a viagem, sem custo, para depois de 23/05/24 em voos até 31/12/2024.