A CL Transporte Marítimo apresentou ao Ministério Público da Bahia um relatório completo de suas atividades desenvolvidas após o acidente com a Lancha Cavalo Marinho I, ocorrido no dia 24 de agosto. O relatório busca informar o que a empresa fez, até o momento, em relação ao suporte de familiares das vítimas fatais e a assistência dada aos sobreviventes.
O material mostra as formas de assistência prestadas pela empresa às vítimas e familiares das 120 pessoas que estavam na embarcação no momento da tragédia, trazendo desde mapas de atendimento até notas fiscais dos diversos serviços prestados, entre eles o auxílio funeral, o apoio logístico para as equipes de salvamento, até o fornecimento de óculos e outros objetos pessoais para os envolvidos no acidente.
A empresa relata sobre a criação de seu grupo de apoio de assistência psicossocial, que teve como base a Casa Paroquial de Mar Grande, mas que também realizou visitas institucionais, visitas e atendimento domiciliar, encaminhamento para exames e consultas e um apoio diferenciado aos tripulantes da Cavalo Marinho I. No total foram realizados 88 atendimentos a sobreviventes e a familiares de 18 vítimas fatais.
Em termos detalhados, 56 dos sobreviventes e as famílias dos 19 mortos tiveram contato direto com os representantes da CL. Foram realizadas 48 visitas domiciliares e 34 visitas institucionais. 37 pessoas receberam atendimento psicológico e foram realizados 135 atendimentos pelo telefone disponibilizado.
Entre as principais solicitações, o maior número foi de reembolso de bens e pertences pessoais (um total de 43), 39 foram por questões de saúde, 14 reembolso de medicamentos e 13 encaminhamentos para exames. Foram registradas 20 reclamações por perda de documentos e realizados 17 reembolsos de funeral.
O objetivo principal da empresa foi realizar o acolhimento e atendimento das demandas apresentadas pelas vítimas e suas famílias da forma mais humanizada possível. As pessoas estão se reorganizando diante o acontecimento do naufrágio e a assistência prestada pela empresa está possibilitando novas formas de enfrentamento da situação. E é válido enfatizar que há o respeito as crenças, valores, manifestação de sentimentos e tempo de cada um em poder seguir com a rotina diária.
Importante ressaltar ainda que a CL não mediu, nem medirá esforços em atender, não somente sobreviventes, bem como familiares abalados emocionalmente pela situação, na proporção e forma adequadas.