A Ford promoveu nesta sexta-feira (5), em São Paulo, um seminário onde apresentou oficialmente o novo motor 1.5 flex de três cilindros, que será lançado nos próximos meses no Brasil. Inédito na gama da marca, o propulsor é global e estreia primeiro nas ruas brasileiras, mas virá inicialmente importado da Índia — onde foi desenvolvido em parceria com as equipes da Europa e do Brasil. Sua estreia deve ocorrer em junho, no Salão do Automóvel de Buenos Aires, com a linha 2018 do EcoSport, que será reestilizado.
De concepção moderna, o 1.5 tricilíndrico possui uma série de aplicações que devem torná-lo referência em desempenho e eficiência energética. Segundo os dados oficiais, gera potências de 130 cv e 137 cv a 6.500 giros, e torques de 15,6 kgfm e 16,2 kgfm a 4.500 rpm, com gasolina e etanol (na ordem). Tem bloco em alumínio, coletor de escape integrado ao cabeçote, duplo comando variável (admissão e escape), eixo contrarrotante (para anular vibrações), sistema de partida a frio e correia banhada em óleo que dispensa troca.
Segundo a Ford, o motor terá Nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, auditado pelo Inmetro. Na comparação com o atual 1.6 16V Sigma, será 5% mais econômico, com desempenho superior principalmente em giro baixo. O chefe de Powertrain da Ford na América do Sul, Volker Heumann, ressaltou que o ponto forte do 1.5 de três cilindros é o torque em baixas rotações. Segundo o executivo, o torque máximo é despejado quase inteiro a partir de 1.500 rpm, entragando respostas rápidas ao pedal do acelerador.
Por enquanto, a Ford limita-se aos detalhes técnicos, sem especificar os modelos que usarão o novo motor e as opções de câmbio que pretende oferecer. Especula-se que a montadora aposentará a transmissão automatizada Powershift (dupla embreagem) para adotar uma caixa automática convencional, com seis velocidades. Nas opções de entrada do EcoSport, haverá câmbio manual — fica a expectativa por uma transmissão com seis marchas em vez de cinco. O SUV chega às lojas ainda no primeiro semestre.
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