Para tratar de obras e projetos de mobilidade na região de Cajazeiras, a Comissão Especial de Desenvolvimento da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pela deputada Maria del Carmen, promoveu audiência pública, neste sábado (25), no Ginásio Poliesportivo do bairro, em Salvador.
Na oportunidade, o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, informou que com a conclusão das obras da Avenida 29 de Março, já em fase final, a nova via vai poder contar com transporte de massa de rápida circulação, a exemplo de BRT ou VLT, de modo que seja possível, por exemplo, chegar até o bairro Paripe em um espaço de tempo mais curto. Além disso, com a chegada do metrô à Águas Claras / Cajazeiras – cujo passo inicial para sua implantação deve ocorrer em até três meses – e ida da Rodoviária para Águas Claras – onde será estimulada a inserção de shopping e outros serviços – ” a região de Cajazeiras vai passar a ser um novo polo de desenvolvimento na cidade e essa é uma realidade que está prestes a acontecer”.
Segundo Bruno Dauster, em, no máximo, três anos, será possível ter Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também na Avenida Gal Costa, que também passará por obras de requalificação. “Assim, integraremos a Orla Atlântica e a Bahia de Todos os Santos com deslocamento eficiente”.
“Essas intervenções, do Governo do Estado, vai facilitar a comunicação de Cajazeiras com demais áreas da cidade, algo importantíssimo se tratando de um dos bairros mais populosos de Salvador. Neste sentido, indiquei ao governador Rui Costa a ligação de cinco vias à Avenida 29 de Março”, observou Maria del Carmen.
Integração
Morador do bairro, para o líder comunitário Idelmário Proença, é essencial que a Prefeitura de Salvador faça a integração do metrô com os demais modais e “pare de ficar tentando inviabilizar o metrô, já que isso só prejudica a população”. Ele ainda sugeriu que a integração com linhas de ônibus que atendem ao bairro não ocorra apenas em Pirajá, mas no Acesso Norte, Mussurunga e em Pituaçu.
De acordo com o secretário Bruno Dauster, sem pressão do governador Rui Costa, a integração não estaria acontecendo. Além disso, a disposição atual das linhas tem se mostrado ineficiente. “É uma vergonha que a população continue esperando mais de 40 minutos por um ônibus. A integração, da forma como está acontecendo, é piada e marketing da Prefeitura”.