Como forma de protesto contra a falta de água, moradores da Ilha de Boipeba, no município de Cairu, decidiram trancar o reservatório da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), na manhã desta quarta-feira (2). Eles tomaram a chave de um funcionário da estatal e afirmam que só vão devolver quando as bombas de água forem consertadas.
A moradora Luciane Mendes explicou ao Bahia Notícias que há apenas duas bombas na ilha para puxar água do reservatório. Além disso, ela afirma que a Prefeitura de Cairu firmou contrato com uma “produtora de rave” e cerca de duas a três mil pessoas costumam participar do evento, realizado nesse último fim de semana.
“É calamidade pública, restaurante fechando, povo saindo de pousada e a Embasa não dá as caras, a prefeitura também não dá as caras. Por isso que a gente está fechando o poço porque aí vai secar a água da ilha. Enquanto não vierem consertar, enquanto não vierem resolver, vai ficar todo mundo sem água”, alerta.
Os moradores tiveram que comprar água mineral para tomar banho.
Procurada pelo Bahia Notícias, a Embasa disse que o problema é decorrente de quedas na tensão elétrica fornecida pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) para um dos poços. Em nota, a estatal afirma que já comunicou o problema à Coelba e que enviou equipes para realizar ações, a fim de minimizar os transtornos causados enquanto aguarda a normalização do fornecimento de energia.
Já a Prefeitura Municipal de Cairu disse que não tem informações, pois os servidores estão retomando o expediente hoje após o folgão de fim de ano. Também ficaram de apurar o caso para dar um retorno depois. (Bahia Notícias)
Resposta da Coelba
Com relação à nota “Sem água há sete dias, moradores de Boipeba trancam reservatório da Embasa em protesto”, publicada nesta quarta-feira (02/01), sobre interrupções no fornecimento de energia elétrica em uma estação da Embasa, que abastece a Ilha de Boipeba, no município de Cairu, a Coelba esclarece que foram identificadas duas ocorrências distintas no dia 30/12 e dia 31/12, provocadas por uma sobrecarga de energia e que foram solucionadas pela concessionária no mesmo dia.
Após uma nova ocorrência registrada pela Embasa, nesta terça-feira (01/01), uma equipe técnica da Coelba esteve novamente no local e após inspeção foi detectado um problema na rede interna da empresa de abastecimento. A Embasa já foi informada para que realize os reparos necessários. A Coelba se coloca a disposição.