Operadora passa a disponibilizar, a partir deste mês, QR Code para pagamentos via PIX em contas online e impressas;
Pesquisa realizada por meio do TIM Ads mostra que novo meio de pagamento tem boa receptividade entre os clientes da empresa, com 65% já usando ou interessados em usar.
A TIM alcançou um importante marco da sua estratégia de incentivo aos canais digitais para relacionamento com os clientes: mais de 2 milhões de faturas da operadora já foram pagas via PIX. Para incrementar ainda mais esse número, a companhia disponibiliza, a partir deste mês, o QR Code do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central inserido em todas as suas contas físicas e digitais, além do acesso pelo site e app MEU TIM, que já se encontra disponível desde dezembro/2020.
“Somos a operadora que oferece a maior gama de canais online para os usuários quitarem suas faturas. Em 2020, mais de 75% da nossa base optou por pagar suas contas por esses meios e acreditamos que a penetração aumentará ainda mais, como legado da transformação digital acelerada pela pandemia”, destaca Saverio Demaria, diretor de Customer Relations da TIM.
Quase 15% dos clientes que já pagaram faturas da TIM via PIX utilizavam anteriormente os meios físicos, o que reforça uma mudança de hábito em curso estimulada pelo aumento da digitalização da sociedade. Para entender esse novo comportamento, a operadora realizou uma pesquisa sobre a aceitação do PIX utilizando sua plataforma TIM Ads, que contou com a participação de 113 mil clientes de todo o país. O estudo mostra que a modalidade é bem aceita – as transações com PIX foram consideradas ágeis, práticas e seguras – e que ainda há oportunidades de incentivo à adesão: 49% declararam já ter usado, mas 23% não conhecem e 15% têm interesse em usar.
Para Renato Ciuchini, Head de Estratégia e Transformação da TIM, a pesquisa pode ajudar a operadora a identificar e entender dificuldades dos usuários com a nova forma de pagamento e, assim, traçar ações táticas para aumentar a penetração do PIX na base de clientes. “Fomos a primeira operadora a oferecer a modalidade para todos os usuários, inclusive em recargas. Queremos reforçar as vantagens do PIX e a pesquisa nos dá uma boa base para entender como abordar o tema”, explica.
O TIM Ads está em atividade desde outubro de 2020 e faz parte da estratégia da companhia de monetização da base de clientes: o usuário aceitar assistir a uma propaganda ou responder uma pesquisa em troca de bônus de dados em seu plano ou outros benefícios. A plataforma também ajuda a empresa a entender o comportamento do consumidor, colaborando no desenvolvimento de ofertas e soluções que atendam às necessidades dos usuários de forma mais assertiva. Mais de 400 mil pessoas já participaram de enquetes no TIM Ads e a pesquisa sobre PIX registrou um dos melhores engajamentos até o momento, com 48% de taxa de respostas – acima da média de 36% identificada em estudos anteriores.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: “Imagine as possibilidades”. É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis.
A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito. A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 13 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, e foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo “Pró-ética”. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
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